Temor e tremor de Kierkegaard

O objetivo deste curso é pensar a questão da paixão da fé a partir do texto Temor e tremor de Kierkegaard, apontando para a silente solidão de Abraão vivenciada como consequência do sacrifício de Isaque. Pensar a fé para além do esquema teológico-doutrinário da religião. Apresentar os “Problemas” de natureza filosófica que Johannes de silentio (pseudônimo de Kierkegaard) acusa no ato do sacrifício. Refletir sobre a obediência de Abraão como imperativo não-moral, mas religioso-existencial. Pensar a fé como a possibilidade criativa para modos possíveis de existência e pensar a fé como saída súbita dos princípios lógicos da razão.

aulas

AULA 1

1. Que é fé?

2. A solidão de Abraão e sua angústia

3. A força humana que consiste em poder ser fraco.

 

AULA 2

1. O “Problema I”: “Há uma suspensão teleológica da moralidade?”

 

AULA 3

1. O “Problema II”: “Há um dever absoluto para com Deus?”

 

AULA 4

1. O “Problema III”: “Pode moralmente justificar-se o silêncio de Abraão perante Sara, Eliezer e Isaque?””

 

 

PROFESSOR

 

 

Eduardo da Silveira Campos é Pós-doutorando em Filosofia PPGF/UFRJ, Doutor em Filosofia pelo PPGF/UFRJ, Mestre em Filosofia pelo PPGF/UFRJ e Licenciado em Filosofia pela UFRJ. Possui Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ e Bacharelado em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett. Trabalha em torno do pensamento dos filósofos Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger e dos poetas de língua portuguesa, aproximando-os a partir das interfaces conceituais: instante, repetição, saudade, amor. Ademais, pensa a relação entre Filosofia e Teologia Negativa e a perspectiva fenomenológica do corpo na Saúde.  Atualmente é Pesquisador e Professor Colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicopatologia e Subjetividade (IPUB/UFRJ) e Professor do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial (IFEN).

observações

O curso só será realizado no mínimo com 5 inscritos. O número máximo de alunos por turma será de 25. Os cursos serão comprados exclusivamente através do site do Instituto Mosaico.

 

Serão emitidos certificados de participação.

local e datas

Carga horária: 8 horas

Datas: 25 dE agosto

Horário: DAS 8H ÀS 12h; das 14h as 18h

 

Avenida Beira Mar, nº 262, sala 802,

Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP: 20021-060

[+] INFORMAÇÕES

institutomosaicorio@gmail.com

Tel: (21) 97391-7337

INSTITUTO MOSAICO

CNPJ 27.736.266/0001­53

 

DESIGN POR SOCIONAUTAS