As Bases Econômicas Das Redes de Comunicação Evangélicas

Analiso neste trabalho as relações das igrejas evangélicas com a política no Brasil contemporâneo. As redes de comunicação voltadas para o grupo religioso não se resumem à condição de medium, mas são elas mesmas os atores políticos. Proponho-me a pesquisar a representação política evangélica a partir da centralidade das redes de comunicação. Adoto como referencial metodológico a concepção de formas de poder proposto por John B. Thompson (1998), o que levou-me a estruturar o trabalho em três partes: poder simbólico, econômico e político. O fenômeno da representação política evangélica no Brasil contemporâneo remete para a noção de coronelismo eletrônico evangélico. Isto é, a representação política em questão é, sobretudo, representação das redes de comunicação evangélicas.

aulas

AULA 1

1.Mercado evangélico editorial e fonográfico

2. O monopólio da fala evangélica: política e sociedade de consumo

3. A mercantilização dos símbolos religiosos

4. O sacro comércio

PROFESSOR

 

 

VALDEMAR FIGUEREDO FILHO é diretor e editor do Instituto Mosaico. Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Cursa o doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação política, teoria política moderna, teologia política, mística e ética.

Foi Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos dos Goytacazes); lecionou no curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ); atualmente, ensina no curso de Relações Internacionais do Centro Universitário IBMR. Publicou os seguintes livros: Mosaico da espiritualidade (Editora Reflexão, 2012); Coronelismo eletrônico evangélico (Editora Publit, 2010); Liturgia da espiritualidade popular evangélica brasileira: um olhar antropológico (Editora Publit, 2006); Entre o palanque e o púlpito: mídia, religião e política (Editora AnnaBlume, 2005); Abuso de poder: político, econômico, teológico e simbólico.

local e datas

Carga horária: 4 horas

Datas: 23 E 25 DE ABRIL

Horário: DAS 17:30H ÀS 19:30H

 

Avenida Beira Mar, nº 262, sala 802,

Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP: 20021-060

observações

O curso só será realizado no mínimo com 5 inscritos. O número máximo de alunos por turma será de 30. Os cursos serão comprados exclusivamente através do site do Instituto Mosaico.

 

Serão emitidos certificados de participação.

[+] INFORMAÇÕES

institutomosaicorio@gmail.com

Tel: (21) 97391-7337

INSTITUTO MOSAICO

CNPJ 27.736.266/0001­53

 

DESIGN POR SOCIONAUTAS