PAUL TILLICH E A QUESTÃO DE DEUS

No século XIX, no ocidente, Deus já não era mais uma realidade afirmada de forma unânime. No século XX, tal situação se acentuou. Deus, então, passou a ser uma questão ao invés de uma certa. Isso era um desafio sobretudo para as teologias cristãs, já que o cristianismo é a religião hegemônica no ocidente. Nas teologias protestantes, muitos pensadores ousavam ainda refletir sobre Deus sem fugir das questões levantadas pela modernidade desses dois séculos. Paul Tillich foi um deles. Teólogo, filósofo e pastor luterano, o pensador alemão uniu suas experiências pastorais e existenciais, sua bagagem filosófica e sua criatividade teológica para pensar sobre Deus em um confuso século XX repleto de mudanças.

aulas

AULA 1

Quem foi Paul Tillich:

1- Questões pastorais

2- Questões existenciais

3- Questões teológicas

Uma teologia apologética (Que dá respostas)

 

AULA 2

O método da correlação: filosofia e teologia

O ser humano como alguém que pergunta por Deus

Conceitos clássicos sobre Deus sendo revisados.

local e datas

Carga horária: 4 horas

Datas: 21 DE ABRIL

Horário: DAS 9H ÀS 13H

 

Avenida Beira Mar, nº 262, sala 802,

Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP: 20021-060

PROFESSOR

 

 

VICTOR SIQUEIRA SANTOS vive em Niterói. É bacharel em teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT) – Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB). Mestre em teologia sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutorando em teologia sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Atualmente, é pesquisador do pensamento de Paul Tillich e membro da Sociedade Paul Tillich do Brasil.  Tendo lançado o livro “O ser humano e Deus nas teologias de Karl Rahner e Paul Tillich” pela editora Fonte Editorial.

Atualmente, também, atua como professor do Centro Presbiteriano Beneficente – CPB.

Algumas áreas de interesse: Teologia moderna; Teologia contemporânea; Teologia Fundamental; Teologia Sistemática; Teologia e Filosofia; Paul Tillich; Teologia Pastoral; Teologia Negra; Teologia e Cultura..

observações

O curso só será realizado no mínimo com 5 inscritos. O número máximo de alunos por turma será de 30. Os cursos serão comprados exclusivamente através do site do Instituto Mosaico.

 

Serão emitidos certificados de participação.

[+] INFORMAÇÕES

institutomosaicorio@gmail.com

Tel: (21) 97391-7337

INSTITUTO MOSAICO

CNPJ 27.736.266/0001­53

 

DESIGN POR SOCIONAUTAS